Especialista recomenda investimento em cibersegurança

computadores

Especialista recomenda investimento em cibersegurança

Notícia: https://www.angop.ao/noticias/tecnologia/especialista-recomenda-investimento-em-ciberseguranca/

Luanda – A directora da Petroshore Compliance, Andrea Moreno, recomendou, sexta-feira, em Luanda, maior investimento em formação dos utilizadores sobre cibersegurança e cibercrime no país.

Falando sobre “Cibersegurança” no primeiro Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, a especialista ressaltou a existência de tecnologia, havendo apenas necessidade de se dotar os utilizadores de ferramentas para melhor se protegerem contra as acções maléficas.

Pra Andrea Moreno, as tecnologias de informação devem fazer parte do curriculum escolar desde o ensino de base, para se criar a cultura de precaução e segurança desde a infância, investir em formação e investigação científica.

Andrea Moreno  considerou ser uma questão de Estado, empresários, instituições e utilizadores, tendo em conta que a formação, conscietização, levantamento de riscos sobre cibersegurança ser fundamental para prevenir ataques.

Na sua óptica, em caso de dúvidas, o melhor é fazer perguntas, evitar baixar arquivos desconhecidos, não responder mensagens sem remetente conhecido, pois podem gerar problemas para o utilizador, instituição, uma vez que os computadores são todos conectados em rede.

Exorta os utilizadores a maior cuidado com o que fazem na internet, pelo facto de nenhuma rede social ser um espaço seguro, tendo em conta que os usuários continuarão a fazer publicações, publicidade e burlas.

O conselho consultivo visou, entre outros objectivos, promover uma abordagem sobre a expansão e cobertura nacional dos serviços de telecomunicações e comunicação social, a rede nacional de banda larga, o projecto Angosat-2, a modernização dos órgãos de comunicação social, capacitação, treinamento dos recursos humanos.