Canal de Ética é aliado na integridade das empresas brasileiras

Canal de Denúncias e Ética

Canal de Ética é aliado na integridade das empresas brasileiras

Os executivos das organizações brasileiras recorrem cada vez mais aos canais de ética e denúncia, como forma de governança corporativa e de combate à fraude e outros desvios de conduta. Chama-se #canaldedenuncias ou Canal de Ética, porque, além de receber denúncias, relacionadas com #corrupção#discriminação, etc, também é usado para sugerir melhorias dos processos.

Dados mais recentes revelam que 90% das empresas do #brasil disponibilizam o meio de denúncia para os públicos interno e externo.

De acordo com especialistas “o anonimato e linha independente criam confiança nos colaboradores e parceiros de negócios para relatar suspeitas de irregularidades”, sendo que a maioria das denúncias estão relacionadas com a integridade corporativa.

Quando questionadas sobre as vantagens dos canais de ética e denúncia, 30% das organizações referem como principal benefício “o fortalecimento da cultura de ética e #compliance”.

As denúncias apresentadas prendem-se, na sua maioria (93%) com questões relacionadas com ética e conduta dos profissionais e 89% sobre #conflito de interesses e informação privilegiada.

Estes números atestam e convencem os colaboradores e parcerios mais céticos, de facto este meio previne e detecta fraudes, mitiga riscos e protege a reputação das organizações.

No entanto, não podemos olhar para o Canal de Ética como a solução para a #conformidade plena das #empresas, o canal faz parte de um conjunto de acções do programa de #compliance para assegurar um fluxo de comunicação independente e seguro entre as organizações, parceiros e colaboradores, com garantia de anonimato e confidencialidade, quer de quem faz a denúncia, quer do assunto relatado.

O espaço de denúncias é disponibilizado pelas empresas, em diversos formatos, para que colaboradores, parceiros de negócios e sociedade em geral comuniquem suspeitas de irregularidades nas organizações.

Canal de Denúncias

De acordo com o diretor do Instituto Ethos, Caio Magri, “quanto mais a empresa conhece sobre a situação dos problemas e busca soluções para corrigi-los, melhor é a produtividade e a eficiência da organização”. O Instituto Ethos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, do Brasil, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem os seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Caio Magri considera mesmo que “é importante estabelecer diálogo e abrir um canal para todos, ou seja, consumidores, fornecedores, comunidades impactadas, sobre diferentes mecanismos de gestão dos processos da empresa, questões com acionistas, relação com governos. Esse conjunto de pessoas precisa de participar do processo, para ampliar as questões que aperfeiçoam, de facto, a cultura da organização”.

Já em 2022, algumas grandes consultoras referiam que 86% das corporações baseavam-se nas informações provenientes do canal de ética para melhorar o seu programa de #compliance.

PetroShoreCompliance desenvolve Canal de Denúncias personalizado e independente, para qualquer tipo de organizações, em qualquer parte do mundo, inserido no site do cliente, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.