ESG ou Governança de Sustentabilidade Ambiental

ESG

ESG ou Governança de Sustentabilidade Ambiental

É um conceito muito importante no mundo de hoje, que implica trabalhar ativamente em prol de práticas sustentáveis que ajudem a reduzir o impacto negativo das nossas atividades no meio ambiente.

Ao usar os princípios ESG – governança ambiental, social e corporativa (do inglês #environmental#social, and #corporategovernance) as empresas podem garantir que estão a fazer a sua parte para criar um planeta mais habitável para as gerações futuras e a reduzir as #mudançasclimáticas.

#esg abrange uma ampla gama de atividades, desde a escolha de materiais sustentáveis até à redução de resíduos. As empresas precisam, por isso, de considerar seriamente o seu impacto ambiental antes de tomar decisões, garantindo que estão a contribuir com soluções que não prejudiquem o meio ambiente, isso inclui levar em consideração, que serviços consomem mais energia, que tipo de emissões geram, quanta água exigem e que que tipo de poluição provocam.

Além de reduzir o #impactoambiental das suas atividades, as empresas também devem garantir que são socialmente responsáveis com o bem-estar dos seus clientes, funcionários e comunidades. As empresas precisam ter em atenção a forma como tratam os seus stakeholders, o que inclui a implementação de políticas de igualdade de direitos para todos os géneros e a criação de uma cultura de trabalho inclusiva, livre de #discriminação ou #assédio.

Além disso, as empresas devem garantir uma governança adequada para que as suas operações sejam transparentes e responsáveis, o que significa estar atento a questões éticas como suborno ou #corrupção, garantir que as informações financeiras sejam precisas, ter contratos claros com fornecedores e clientes, bem como garantir uma boa comunicação entre os departamentos para alcançar a sinergia laboral e estrutural.

Ao aplicar os princípios #esg, as empresas podem garantir que são social e ambientalmente responsáveis, o que não apenas ajuda a criar um planeta melhor para se viver, mas também ajuda a aumentar a reputação da empresa e atrair mais clientes. Além disso, muitos investidores agora procuram empresas com fortes políticas ESG ao decidir onde investir o seu dinheiro. Ao considerar seriamente o seu impacto ambiental e responsabilidade social, as empresas podem criar um futuro melhor para todos.

As empresas podem medir o seu impacto ambiental avaliando o uso que fazem de recursos como energia, água e materiais, devendo calcular a quantidade de emissões que geram, bem como a  sua contribuição para a poluição do ar e da água, o impacto social das suas atividades, como o tratamento dispensado a clientes e funcionários, ou se têm práticas antiéticas.

Ao avaliar as estruturas de governança existentes, as empresas garantem que todas as operações comerciais são transparentes e responsáveis, e ao mesmo tempo identificam áreas onde devem melhorar as suas práticas de sustentabilidade.

A lista de verificação ESG básica consiste em:

1.     Escolher materiais sustentáveis

2.     Reduzir o desperdício

3.     Considere o uso de energia e as emissões

4.     Calcular o consumo de água

5.     Crie uma cultura inclusiva no local de trabalho

6.     Promover a igualdade de direitos para todos os géneros

7.     Assegurar a exatidão da informação financeira

8.     Estabelecer contratos claros com fornecedores e clientes

9.     Medir o impacto ambiental das operações

10. Avaliar o impacto social das atividades

11. Estruturas de governança de auditoria, pela transparência e responsabilidade.

Qual é a relação entre #esg e #compliance?

#compliance é um componente importante da estrutura ESG, a conformidade garante que empresas cumprem as normas legais, #éticas e #regulatórias para as suas operações, isso inclui atividades que atendam à legislação laboral, regulamentos ambientais e diretrizes de saúde e segurança.

Ao seguir esses padrões, as empresas podem demonstrar às partes interessadas o seu compromisso com a #responsabilidadesocial, que é uma parte fundamental das iniciativas #esg, contribuindo para proteger a sua reputação, bem como evitar perdas financeiras por violação destes princípios.

Em última análise, a #conformidade ajuda as empresas a aproximar-se das suas metas de sustentabilidade, garantindo que segue os passos apropriados para alcançá-las.

Na PCBSCampus, oferecemos uma ampla gama de cursos sobre #esg, elaborados por #especialistas multidisciplinares, com conteúdos atualizados com as últimas tendências em sustentabilidade, que garantem conhecimento e competências. Por isso, os nossos formandos são especialistas competentes!

Quem pretende especializar-se em #sustentabilidade , o sítio certo é a PCBSCampus!