O que são as Fintechs e porque são vulneráveis à lavagem de dinheiro?
2 de Agosto, 2022 2023-06-14 18:59O que são as Fintechs e porque são vulneráveis à lavagem de dinheiro?

O que são as Fintechs e porque são vulneráveis à lavagem de dinheiro?
Fintechs são empresas de tecnologia financeira que fornecem produtos e serviços inovadores no sector financeiro. Nesta vertente incluem-se as #startup e negócios estabelecidos que usam #tecnologia para criar produtos e serviços financeiros novos ou melhorados.
As Fintechs são frequentemente descritas como sendo disruptivas, porque desafiam as instituições financeiras tradicionais e os modelos de negócios. Por exemplo, fintechs desenvolveram plataformas de empréstimo alternativas que contornam os bancos para fornecer empréstimos diretamente aos consumidores e às pequenas empresas.
As Fintechs são muito elogiados pela sua capacidade de tornar os produtos e serviços financeiros mais acessíveis, eficientes e rápidos. No entanto, essa mesma inovação pode também tornar as #fintechs vulneráveis à lavagem de dinheiro ou #moneylaudering.
Os lavadores de dinheiro estão constantemente à procura de novas maneiras de se moverem e esconder fundos ilícitos. Eles são atraídos pelas #fintechs porque oferecem novas maneiras de conduzir transações financeiras sem estarem sujeitos aos mesmos regulamentos que as instituições financeiras tradicionais.
Uma Fintech pode não ter a mesma infraestrutura de #compliance que os bancos e outras instituições financeiras, devido à sua dimensão e muitas vezes inexperiência corporativa dos founders que podem ser menos experientes na identificação e gestão de riscos de lavagem de dinheiro.
O crescimento das #fintech tem sido acompanhado por um aumento do número de crimes financeiros, inclusive de lavagem de dinheiro, levando a uma preocupação dos reguladores, pois são particularmente vulneráveis à lavagem de dinheiro devido à sua dependência da tecnologia e falta de experiência em cumprimento.
Isso faz das #fintechs um alvo atraente para os lavadores de dinheiro. A fim de se protegerem, as fintechs precisam estar cientes dos riscos de lavagem de dinheiro que correm e estabelecer os controles apropriados.
Algumas medidas-chave para #fintechs incluem:
1) Identificação e Entrada de Clientes: As #Fintechs precisam de identificar adequadamente os seus clientes antes de realizar qualquer negócio. Isso inclui a verificação da sua identidade e a realização da devida diligência.
2) Acompanhamento das transações: As #Fintechs precisam de monitorizar as transações dos seus clientes para detectar actividades suspeitas. Isso pode ser feito usando um software de monitorização de transações ou contratando uma equipa de #compliance dedicada.
3) Relatório de actividades suspeitas: As #fintechs devem relatar qualquer actividade suspeita às autoridades competentes. Isso ajuda a prevenir a lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros.
4) Segurança dos dados: As #Fintechs precisam de assegurar que os seus dados estejam seguros. Isso inclui proteger os dados dos clientes contra ataques #cibernéticos e mantê-los a salvo de acessos não autorizados.
5) Infraestrutura de conformidade: As #Fintechs precisam de criar uma infra-estrutura robusta de conformidade. Isso inclui políticas, procedimentos e controles para evitar e detectar a lavagem de dinheiro.
6) Treinamento e Capacitação dos Colaboradores: As #Fintechs precisam treinar os seus funcionários sobre riscos de lavagem de dinheiro e procedimentos de conformidade. Também precisam desenvolver capacidades dentro da organização para administrar eficazmente esses riscos.
7) Estar atento aos reguladores: Manter um registo e constante informação sobre as suas obrigações de conformidade, é chave para o negócio e a segurança contra delitos financeiros.
As #Fintechs podem usar essas medidas para se proteger contra a lavagem de dinheiro. No entanto, precisam estar cientes dos riscos que enfrentam e estabelecer controles adequados. Só assim eles podem salvaguardar os seus clientes e negócios.
Uma #fintech não é uma exceção à regra, sim, é uma empresa tecnológica, porém, isto não significa uma isenção às regras de conformidade, na verdade, é o contrário. Uma empresa fintech tem que entender e estar em dia com as regras de cumprimento, não só no contexto nacional, mas também internacionalmente.
Na @PCBSCampus dispomos de uma ampla gama de cursos de prevenção ao delito económico, que permitirá que a #fintech esteja em dia com as últimas tendências de conformidade.
Poderá encontrar mais informações sobre os nossos cursos no nosso website www.pcbscampus.com ou pode entrar em contato connosco pelo e-mail info@pcbscampus.com.