Tipos de Fraude Contra os Seguros
8 de Maio, 2022 2023-06-08 22:37Tipos de Fraude Contra os Seguros

Tipos de Fraude Contra os Seguros

As fraudes contra os seguros têm origens históricas, e constituem um desafio para as empresas de seguros, que chegam a perder milhões anualmente devido às práticas lesivas, que também resultam em prémios mais altos para os segurados honestos. A animosidade entre as companhias de seguros e seus clientes em relação aos benefícios, condições e reclamações das apólices, existe desde o início da indústria de seguros. Esse conflito proporciona um terreno fértil para indivíduos inescrupulosos cometerem fraudes contra seguradoras.
A capacidade de obrar contra o bem alheio é algo bem inerente às pessoas, que ao poder cometer uma fraude, não se param ante nada, senão frente a controles internos bem estabelecidos e eficazes.
Quem comete a fraude contra seguros:
O titular da apólice comete fraude quando mente sobre algo para obter uma apólice ou reclama benefícios aos quais não tem direito. A companhia de seguros comete fraude quando vende conscientemente uma apólice a alguém que sabe que vai cometer fraude, ou quando a companhia se recusa a pagar uma reivindicação legítima.
Há muitos tipos diferentes de fraude de seguros, mas alguns dos mais comuns incluem fraude de exclusão, fraude silenciosa, fraude por omissão, falsas alegações/reclamações fraudulentas. As companhias de seguros também podem cometer fraude envolvendo-se em atividades tais como fraude de prêmio, double dipping e churning. Tanto indivíduos segurados quanto companhias de seguros podem cometer fraude de seguros.
Andrea Moreno
Tipos de Fraude:
- Fraude de exclusão: Um tipo de fraude que ocorre quando uma pessoa segurada ou companhia retém intencionalmente informações relevantes de seu pedido de seguro a fim de obter cobertura. Por exemplo, um proprietário de casa pode não revelar um pedido prévio de indenização por danos causados pela água em seu pedido de seguro de casa, a fim de obter cobertura para um futuro pedido de indenização por danos causados pela água.
- Fraude silenciosa: é outro tipo de fraude que muitas vezes não é resolvida . Isso ocorre quando uma companhia de seguros não paga uma reclamação legítima em tempo hábil, ou nega uma reclamação sem a devida justificação. Em alguns casos, as companhias de seguros podem usar táticas de paralisação a fim de atrasar o pagamento de uma reclamação legítima.
“As companhias de seguros podem usar táticas de paralisação a fim de atrasar o pagamento de uma reclamação legítima”.
- Fraude por omissão: um tipo de fraude que muitas vezes passa despercebida. Isso ocorre quando uma pessoa segurada ou a companhia retém deliberadamente informações relevantes de seu pedido de seguro a fim de obter cobertura. Por exemplo, um proprietário de casa pode omitir informações sobre uma condição preexistente no pedido de seguro de sua casa a fim de obter cobertura para essa condição.
- Falsas Alegações/ Reclamações fraudulentas: Um dos tipos mais comuns de fraude é conhecido como “falsas alegações” Isso ocorre quando uma pessoa ou empresa segurada apresenta um pedido de indenização por benefícios que não têm direito a receber de fato. Em alguns casos, o segurado pode exagerar a extensão de seus ferimentos ou danos, a fim de receber um pagamento maior da companhia seguradora. Em outros casos, o segurado pode fabricar seus pedidos de indenização na tentativa de receber benefícios aos quais não tem direito.
“o segurado pode fabricar seus pedidos de indenização”
- Fraude dos prêmios: é outro tipo de fraude que pode ser cometida por tanto de pessoas seguradas como de companhias de seguros. Isso ocorre quando uma pessoa segurada ou companhia de seguros apresenta intencionalmente o prêmio que deve pagar a fim de obter um prêmio distinto da companhia de seguros.
- Double dipping: é outro tipo comum de fraude. Isso ocorre quando uma pessoa segurada ou companhia apresenta várias reclamações pela mesma perda ou dano. Por exemplo, um proprietário pode apresentar uma reclamação junto à companhia de seguros de seus proprietários por danos causados por uma tempestade, e então apresentar uma reclamação separada junto à companhia de seguros de seu automóvel pelos mesmos danos
- Churning: é outro tipo de fraude que muitas vezes é cometida por companhias de seguros. Isso ocorre quando uma companhia de seguros cancela e reescreve uma apólice várias vezes, a fim de gerar mais receita de prêmios. A “churning” também é conhecida como “recarga”.
Há muitos tipos diferentes de fraude de seguros, e ela pode ser cometida tanto por indivíduos segurados como por companhias de seguros. A fraude de seguros custa ao setor bilhões de dólares a cada ano, e aumenta o custo dos prêmios para todos. Se suspeitar que alguém está cometendo uma fraude de seguro, deve-se denunciá-la às autoridades.
Seguros e a Lavagem de Dinheiro – Dois Lados da Mesma Moeda
Nos últimos anos, tem havido um aumento no uso de apólices de seguro para lavar dinheiro. A lavagem de dinheiro é o processo de ocultar as origens do dinheiro obtido ilegalmente. As apólices de seguro são frequentemente usadas para lavar dinheiro porque podem ser usadas para criar um rastro de papel que faz com que o dinheiro ilegal pareça ser legítimo.
Por exemplo, digamos que o senhor José tem 100.000 dólares que obteve por meios ilegais. Ele poderia usar esse dinheiro para comprar uma pólice de seguro de vida. Ele pagaria então os prêmios da apólice com o dinheiro ilegal. Depois de alguns anos, receber um pagamento legítimo. O dinheiro que ele receberia da companhia de seguros seria agora considerado limpo, ou legítimo.
Esse exemplo mostra como o seguro pode ser usado para lavar dinheiro. Na maioria das jurisdições, as companhias de seguros são exigidas relatar qualquer atividade suspeita às autoridades e formar os seus trabalhadores sobre os métodos e detecção de fraudes e prevenção de lavagem de dinheiro. Caso tenha interesse, convidamos a conhecer a www.pcbscampus.com, onde temos uma ampla oferta de cursos online destinados à detecção de fraudes, controles internos e prevenção à lavagem de dinheiro.